Sala de aula do futuro

A informática está cada vez mais próxima do processo ensino aprendizagem. Mas como será a sala de aula no futuro?

Para descobrir a resposta entre no site abaixo e navegue pela sala. Para se movimentar clique sobre os lados direito e esquerdo da animação e para mais informações sobre os objetos clique nos ícones conforme se segue:

saladeauladofuturo1

Ao clicar surgirá a seguinte tela com informações:

saladeauladofuturo2

Acesse: http://www.etc.cmu.edu/projects/cof/documentation/index.html

Rafael Nink

Professor de matemática da rede estadual de Rondônia.

You may also like...

7 Responses

  1. Frederico disse:

    Olá Rafael,

    O problema desse sítio (aliás, de todo sítio que tenta fazer um exercício de “futurologia”) é projetar o futuro baseado na idéia de que as coisas vão continuar funcionando como funcionam hoje. Será que no futuro teremos realmente salas de aula? Será que as carteiras continuarão enfileiradas uma atrás da outra? Ou seja, na minha opinião, eles imaginam a “tecnologia da escola do futuro”, mas não a “escola do futuro”. Ah sim, e uma tecnologia para quem tem grana, que fique bem claro. 🙂

    Eu ainda prefiro o dito popular: “o futuro a Deus pertence”… 😉

    • Rafael Nink de Carvalho disse:

      Concordo que o futuro a Deus pertence. O termo “futurologia” eu diria imaginação e criatividade. Da Vinci imaginou que o Homem poderia voar utilizando máquinas, muitos achavam impossível ou pior achavam que ele era louco. Einstein disse uma vez que o impossível é questão de tempo. Então por que não apostar que sala de aula irá e está sofrendo alterações devido a tecnologia?

  2. Márcia Frota disse:

    O que é futuro para educação? Recursos tecnologicos? Futuro educação seria verdadeira revolução onde tudo ou partes do todo mudaria a favor da qualidade. Isto portanto implicaria em renovar grades curriculares com garantir material tecnologico de qualidade para todos. A sala de aula do futuro já existe e o acesso a ela e questão de tempo e de novas pesquisa, o que deverá garantir que a escola venha ter o material. O que diaria a alguns anos atráz sobre o acesso ao celular? O que diria sobre o projeto do goverso “um computador por aluno” e a chegada dos computadores as escola. Teremos equipamentos sim…a escola do futuro em termos de equipamento não está fora da realidade…o que me preocupa é a falta do profissional e de uma proposta pedagogica capaz de casar com todo este material.

  3. Antonio disse:

    A escola do futuro sem o profissional do futuro nunca vai existir. Acho que os Governos estão mais preocupados com os bandidos do futuro que com a o profissional do futuro. Haja visto que, no Brasil, se gasta 56 vezes mais com bandidos do que com Educação e essa proporção tende a almentar, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente está muito mais para tirar a autoridade de pais e professores sobre aqueles do que para dar a proteção necessária. De forma que o bandido mais respaldo para trabalhar com a lei do que pessoas honestas. De acordo com a “cultura” da maioria do povo brasileiro, inteligente é aquele que consegue ganhar muito dinheiro; assim sendo, enquanto o professor não tiver um salário de alto nível, ninguém vai dar importância a ele, principalmente o aluno, que não tem opinião formada ainda. Tudo isso inviabiliza uma ação eficaz do profissional da educação que nem sequer pode ter acesso de fato às novas tecnologias.

  4. João Câmara disse:

    Ola Rafael,

    Eu sou professor e estou precisando de uma ajuda para baixar o messenger no Linux pois vou trabalhar com meus alunos num projeto de equipe com outras escolas tipo videoaula, se você puder me ajudar eu eu agradeço.

    Outra coisa pela primeira vez estou acessando este Blog Educacional e estou achando muito interessante, parabéns.

    Abraços,

    Prof. João

  5. Héberto Souza da Silva disse:

    rafael estou tentando instalar o linux 3.0 qaundo baixo o conteudo iso não instalar qual é o problema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *